Um plano de negócios é essencial para iniciar qualquer negócio e também é importante para negócios em andamento que querem reanalisar seu empreendimento. Através do plano de negócios você diminuiu riscos e incertezas do projeto, mapeia, analisa, levanta dados, para verificar o potencial e a viabilidade do seu negócio. A seguir, alguns pontos chaves para ter um plano de negócios eficiente:
1. Introdução:
Inicie seu plano de negócios pela descrição da empresa, quem são os empreendedores envolvidos no negócio, quais os produtos e/ou serviços que serão oferecidos, mercado de atuação, localização da empresa, missão, forma jurídica e enquadramento tributário, qual será o investimento inicial necessário.
2. Análise de mercado:
Existe demanda para seu produto ou serviço? Defina qual o seu público alvo
(quem irá comprar? O que irá comprar? Qual o motivo da compra? Como é o hábito de compra? Onde mora? Qual a faixa etária? Qual a sua renda?) Mapeie o máximo possível sobre o seu público alvo.
Análise quais as tendências de mercado, como pode inovar?
Análise como está o mercado atual do seu futuro negócio, está em crescimento ou está estagnado?
Estude seus concorrentes, o que eles oferecem e verifique o que pode fazer para se diferenciar.
Verifique parcerias de longa data, fornecedores que lhe tragam confiança e vantagens.
3. Plano de marketing
Entenda o seu produto ou serviço e elabore um plano de marketing, como vai tornar visível para seus clientes, divulgação, qual seu posicionamento, qual o preço trabalhado e em que canais será feito a divulgação.
4. Plano operacional
Determine como seu negócio funcionará, crie processos internos, descreva como será a equipe, funções, estrutura física ou digital necessária, capacidade de produção e o tempo necessário para cada etapa.
5. Plano financeiro
Defina como o fluxo de dinheiro funcionará no seu negócio, quanto investir, capital de giro, custos operacionais, qual o valor do ponto de equilíbrio, tempo de retorno de investimento e os demonstrativos de resultado.
Simule alguns possíveis cenários que a empresa pode enfrentar, estruture um cenário otimista, pessimista e um intermediário, dessa forma estará preparado para o melhor e para o pior cenário que possa acontecer.
6. Avaliação estratégica
Avalie os ambientes internos e externos para identificar possíveis oportunidades e ameaças, além disso deixe claro as forças e as fraquezas do negócio para analisar quais os comportamentos e poder de reação em situações adversas.
7. Avaliação do plano de negócios
Depois de todos os dados e análises acima, avalie se seu negócio é viável ou não?
É importante saber que o seu plano de negócio pode ser adaptado conforme as necessidades no decorrer da sua aplicação, ele não é rígido.
E então porque eu devo fazer um plano de negócios?
Verifique que são vários pontos fundamentais listados anteriormente para seu negócio, e imagine iniciar sem nada disso, será como pular de um avião sem paraquedas. Através do plano de negócios você minimiza riscos e tem muito mais chances de performar e ter sucesso.
Desta forma é fundamental que procure seu contador para estruturar juntos o seu plano de negócio.