O prazo para declarar o imposto de renda em 2021 se esgotou no dia 31 de maio e agora, muita gente que perdeu o prazo não sabe o que fazer e nem por onde começar.
Portanto, pegue seu papel e caneta para anotar todos os passos de como proceder, para ficar em dia com o leão.
Basicamente, ela funciona da mesma forma que a declaração feita dentro do prazo, podem ser levados os mesmos documentos em questão mas, no entanto, será cobrada uma multa por entrega da declaração fora do prazo.
O valor dessa multa vai variar diretamente sobre o tempo de atraso que você levou para fazer a sua declaração. O valor é de 1% ao mês (ou fração de mês) de atraso, sobre o valor total do imposto de renda do último ano, neste caso, 2020.
No entanto, existe um valor mínimo da multa para o ano de 2021, que é de R$165,74 enquanto o valor máximo pode chegar até em 20% do imposto de renda declarado no último ano.
O atraso vai render mais taxas, com juros baseados na Selic e acrescidos no valor a ser pago. Quem deixar de pagar a multa por atraso, terá o valor abatido diretamente da restituição do imposto de renda.
E vale lembrar que, caso não seja paga a multa, o débito da restituição será feito com cobrança de juros de mora.
Se você tinha obrigação de declarar o imposto de renda e não fez, terá seu CPF com status “pendente de regularização” e isso pode acarretar em alguns problemas ao contribuinte.
Com essa pendência no CPF, a pessoa é impedida de realizar alguns processos, como por exemplo:
Multas, taxas, prazos… fazer todos esses processos de maneira rápida e com menos burocracia é possível com uma contabilidade responsável e que tenha experiência de mercado.
Conte com a Vamos para te auxiliar na tarefa de declaração do imposto de renda, mesmo com todas as complicações do atraso, esse processo se torna extremamente simples para nossa equipe.
Se gostou deste conteúdo, compartilhe com os amigos!